terça-feira, 26 de abril de 2011

Voltamos à escola!


Foi já há duas semanas que, a convite da escolinha do André, fomos falar um pouco sobre a nossa forma de estar e de ser.


Pois, na verdade somos algo “diferentes” (ou talvez não!!!), da maioria dos pais dos meninos e meninas daquela escola, e isso aguça a curiosidade de todos.


Como o tema dos últimos dias do mês de Março foi o “ambiente” fomos então à escola em dois dias consecutivos.


No primeiro dia fui ler-lhes um conto ambiental. Escolhemos (o André gosta muito dessa história, que lhe foi oferecida pelo mano, no dia do seu nascimento), o “Rainbow Warrior – os guerreiros do Arco-Iris”, a historia do marcante navio da Greenpeace, que esteve nos primórdios da evolução desta espantosa e universal organização ambientalista. Parece-nos que, na generalidade, todos gostaram. O André ficou radiante e orgulhoso com a minha presença na escola.


No dia seguinte, fomos, desta vez os dois, falar um pouco de agricultura sustentável e dar início aos trabalhos da pequena horta da escolinha.


A Ana e Eu aproveitámos o “tempo de antena” para difundir um pouco mais a mensagem da Sustentabilidade, da Permacultura, da Tolerância, da Unidade, da Paz e do Amor.


Na verdade não sabemos como é que a coisa pareceu – da parte dos miúdos, claro, que com muita atenção e entusiasmo, da parte de educadores e funcionários, hummmm …!


O conceito é talvez “revolucionário” para estas pessoas, apesar de estarmos a viver numa zona em que grande parte da população se dedica à agricultura – uma agricultura muito intensiva, química e altamente impactante para as pessoas e o meio -, pelo que nos satisfaria muito se tivéssemos sido eficazes em relação a apenas uma pessoa que fosse, se apenas uma viesse a guardar para si qualquer coisa daquilo que ali fomos dizer.


Acreditamos que sim! Lançamos as sementes à terra!


Se vai dar frutos!? Só o tempo o dirá… Sejamos pacientes… a mudança acontece!


1 comentário:

  1. Tenho a certeza que estas sementes vão dar uns belos frutos! Bom trabalho.

    ResponderEliminar